quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Um mackenzista boxeando embaixo da ponte

Ricardo Lobo abre contagem para Bruno Maia Abbud / Filipe Burndt - Neoarte


Em meados de 2007 comecei a cobrir as reuniões de boxe do projeto social Cora-Garrido, no qual um espaço desenvolvido abaixo de um viaduto paulistano agrega arte, cultura, lazer e esporte com ênfase no pugilismo. O idealizador é Nilson Garrido, ex-pugilista que trabalha com excluídos sociais.

Sempre que debatia o tema nas aulas do curso de Jornalismo do Mackenzie alguns escutavam com curiosidade como se eu falasse de uma expedição aos confins da África e outros desdenhavam, pois boxe é um esporte visto como se fosse do passado e pior, “é coisa de pobre”. O local com o tempo perdeu também seu apelo para matérias, sempre que as emissoras podem vão lá explorar a pobreza dos locais e colocam uma trilha sonora bem melancólica e também o tema de “Rocky” - um lugar comum quando o tema é boxe -.

Em uma das vezes que fui lá levei meu amigo Bruno Maia Abbud que passou a participar das aulas de pugilismo e deixa um depoimento sobre suas atividades em uma matéria de jornalismo literário publicada em duas partes no seu blog Juventude Fugitiva.

Para ler o material você deve clicar abaixo:

1ª parte
2ª parte