sábado, 23 de janeiro de 2010

Juanma x Luevano e Gamboa x Mtagwa hoje com transmissão no Brasil




O campeão dos super-galos Juan Manuel Lopez (27-0-0, 24 KO's), mais conhecido como Juanma, tenta a coroa dos penas em poder do canhoto americano Steven Luevano (37-1-1, 15 KO's) nesta noite no Madison Square Garden em Nova York. No mesmo card lutarão o cubano Yuriorkis Gamboa (16-0, 14 KO's) defendendo seu cinturão dos penas da AMB contra “O Tigre” da Tanzânia Rogers Mtagwa (26-13-2, 18 KO's). O evento terá transmissão pelo canal à cabo Premiere Combate.

Steven Luevano, 28, conquistou a coroa dos penas OMB quando estava vaga em disputa com Nicky Cook em setembro de 2007 e desde então efetuou 5 defesas sendo 3 por decisão unânime, 1 por desclassificação e uma por empate. O porto-riquenho Juanma, 26, capturou sua coroa dos super-galos OMB ao vencer por nocaute técnico Daniel Ponce de Leon em junho de 2008, após a conquista foram 5 defesas sendo 4 pela via rápida e a última por decisão unânime dos árbitros sobre justamente Rogers Mtagwa. Antes do cinturão mundial Juanma bateu o experiente brasileiro Giovanni Andrade para manter sua coroa latina dos super-galos (2007).

Cuba é um dos maiores provedores de pugilistas no mundo mesmo com os irmãos Castro proibindo a migração de seus atletas. De lá saíram nomes como Jose Napoles, Kid Chocolate e Kid Gavilan. Hoje o mundo acompanha uma geração produtiva de boxeadores da ilha como Erislandy Lara, Guillermo Rigondeaux e Yuriorkis Gamboa, 28, que se apresenta hoje contra o resistente e aguerrido Rogers Mtagwa, 30. Gamboa faturou o título interino dos penas WBA ao bater Jose Rojas em abril do ano passado e depois em outubro conquistou a versão regular com um nocaute técnico sobre Whyber Garcia. O tanzaniano será um desafio duro em sua carreira.

Mtagwa pode não entrar como favorito no ringue, mas tem perfeitas condições de sair dele com a coroa. Mesmo com 13 derrotas em seu cartel, o africano é um adversário respeitável e um perigoso pegador que levou muita dificuldade para Juanma ano passado. Em um retrospecto contra brasileiros Gamboa leva a melhor, em 2007 derrotou Adaílton “Precipício” de Jesus, enquanto, Mtagwa foi vítima de um nocaute técnico de Valdemir Pereira, o “Sertão” - antes deste se tornar campeão mundial –.


Daniel Sabóia do Brasil encara promessa argentina

Dos lutadores sul-americano o que mais brilhou foi Éder Jofre campeão dos galos e dos penas nas décadas de 1960 e 1970 respectivamente, mas a escola argentina é a mais forte nesta parte do continente tendo produzido nomes como os desafiantes Oscar Bonavena e Luis Angel Firpo e os campeões mundiais Carlos Monzon e Carlos Baldomir para citar alguns. E é contra uma promessa desta escola que o brasileiro Daniel Sabóia (8-1-1, 3 KO's) encara neste sábado.

O prospecto Diego Gabriel “La Joya” Chaves (12-0, 11 KO's) tentará manter sua invencibilidade e defenderá sua coroa AMB Fedelatin dos médio ligeiros lutando em casa contra o brasileiro ficou afastado dos ringues de 2006 até 2009. Por outro lado, Sabóia derrotou o competente Jeferson Luis Gonçalo, o que mostra sua capacidade e a possibilidade de surpreender a promessa de Buenos Aires.