segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Carta aberta de David Haye

"É com arrependimento que sinto que devo fazer esta declaração para esclarecer alguns problemas do infeliz evento ocorrido na noite de sábado (18 de fevereiro) na coletiva pós luta de Vitali Klitschko e Dereck Chisora. Estive em Munique para assisstir a disputa do cinturão CMB mundial dos pesados entre Klitschko e Chisora e fazer comentários ao BoxNation e ser creditado por tais.

Durante a conferência pós-luta, eu estava no fundo da sala, até que Bernd Boente disse meu nome e me envolveu na coletiva de imprensa que eu comentava. Eu estava contente com as provocações de Boente e Klitschko de que ele (Vitali) permaneceria sincero em suas declarações de fazer o que seu irmão mais novo não pôde - me nocautear. Eu senti que o público queria ouvir mais informações sobre a potencial batalha que poderiamos dar início e fechar para adiante ainda este ano.

Entretanto, neste momento Chisora começou a me insultar de onde estava na mesa. Na verdade, ele tem feito um hábito de me denegrir na imprensa.

Momentos antes de declarar que queria me encarar, Chisora assegurou a imprensa presente que me daria 'dois tapas'. Claramente Chisora já estava envolvido em controvérsia naquela semana.

Apesar disto, Chisora deixou seu lugar na mesa, retirou seu roupão e veio em minha direção, acompanhado por seus assistentes, de forma agressiva. Eu fiquei na minha, mas, infelizmente ele iniciou uma baderna algo que ameaça manchar a imagem de um esporte que ambos amamos. Infelizmente, membros de seu grupo torceram pela confusão.

De qualquer modo, Chisora e eu separados, caminhamos em direções opostas.

O confronto recomeçou, entretanto, Don Charles e Adam Booth acabaram sendo envolvidos no tumulto. Adam sofreu um corte na cabeça.

Felizmente, não levou muito tempo para a confusão acabar. Foi então que ouvi Chisora dizer que planejava 'me matar com um tiro'.

Decidi deixar o local e seguir para meu hotel, uma ação que acreditei que acabaria com a tensão. Entretanto, a equipe de Chisora estava no mesmo hotel e em meio as ameaças de Chisora em frente à imprensa mundial, pareceu mais apropriado para Adam e eu partir o quanto antes.

Consequentemente, eu deixei Munique num voo logo cedo na manhã de domingo e estive pensando no que ocorreu desde então, assim como assistindo o replay do momento pelo Youtube. Não há o que dizer. Estou profundamente desapontado de ter sido parte do que aconteceu na noite de sábado.

Sei que não sou um anjo - não me importo com um pouco de provocações para elevar o boxe -, mas nos meus 21 anos de esporte nunca estive envolvido ou testemunhei tamanha confusão. Se solicitado devo comparecer ante as autoridades do boxe em qualquer investigação que queira realizar e definitivamente espero que as lições aprendida neste incidente sejam usadas.

Também espero que Dereck Chisora esteja disposto a aprender com seus erros de semana passada, consertar os erros e então alcançar seu potencial completo nos ringues de boxe."

A carta acima está disponível em diversos veículos da imprensa internacional.