quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

FIB bane Luis "El Mosquito" Lazarte

Luis Lazarte / (Foto: Ag. Internacionais)

O presidente da Federação Internacional de Boxe (FIB) Daryl Peoples dos E.U.A informou o presidente da Federação Argentina de Boxe (FBA) Osvaldo Bisbál que a FIB baniu o argentino Luis "El Mosquito" Lazarte, 40, de participar de qualquer luta futura envolvendo a FIB.

No 6º assalto do combate contra o filipino Johnriel Casimero, Lazarte ameaçou o árbitro Eddie Claudio após perder pontos e lhe perguntou: "Você quer sair vivo daqui?". Depois do combate alguns dos apoiadores de Lazarte atacaram Claudio, Casimero e seus segundos. Lazarte após o incidente declarou que se aposentaria.

Abaixo tradução da carta enviada por Peoples para Bisbál:

15 de fevereiro de 2012,

Osvaldo Bisbal - Presidente
Federación Argentina de Boxeo
Castro Barros 75 (CP 1178)
Buenos Aires, Argentina

Querido Sr. Bisbál:

Primeiramente desejo informar-lhe que estamos orgulhosos de seu aumento de atividades na Argentina e esperamos desenvolvimentos este ano. Argentina é um país com fortes raízes no boxe e nós queremos nos tornar parte forte desta história.

Tendo dito isto, aproveito a oportunidade para me pronunciar sobre os atos deploráveis de violência que ocorreram após o combate entre Lazarte e Casimero. Este tipo de violência não possui espaço numa competição de boxe, ou de qualquer evento esportivo, pois vai totalmente contra os valores base da competitividade. Claro que você concorda com isto. É importante que todos nós da comunidade do boxe, este ato não é exclusivo da Argentina, utilizemos esta experiência para aprender e desenvolver meios melhores para proteger as proximidades do ringue e as pessoas presentes nesta área, enquanto ao mesmo tempo garantir a segurança de todos presentes em um combate de boxe.

Além disso, gostaria de saber quais ações o departamento de polícia local tem tomado para levar os indivíduos que entraram no ringue e agrediram o Sr. Casimero à Justiça. Há um número de pessoas que podem ser identificadas pela gravação de vídeo e deveriam ser investigadas conforme as medidas legais. Espero que você me mantenha informado sobre este assunto.

Há uma medida que decidimos tomar e vamos ser enfáticos. Como resultado da ameaça de morte que Luis Lazarte fez ao árbitro Eddie Claudio enquanto tinha seus pontos reduzidos no sexto round, Lazarte será banido de qualquer luta envolvendo a FIB na Argentina ou qualquer parte do mundo. Creio que não devo expressar para você a ameaça proferida por Lazarte para Claudio que pode ser escutada claramente na transmissão televisiva, completamente inaceitável, não deve ser levada com levianidade e merece punição. Comportamentos desta natureza por um pugilista não são e não serão toleradas pela FIB.

Sr. Bisbál, Creio que deixei claro a posição da FIB neste assunto e aguardo um retorno vosso.

Abraços
Daryl J. Peoples - Presidente

Fonte: FightNews