segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Chisora e Haye podem ser banidos do boxe e presos também

Dereck Chisora (esq.) e David Haye (dir.) / (Foto: Andrew Couldridge - Reuters)

Os britânicos Dereck Chisora, 28, e o ex-pugilista David Haye, 31, podem ser banidos definitivamente do pugilismo após troca de socos em coletiva de imprensa feita na sequência da defesa de cinturão mundial dos pesados do Conselho Mundial de Boxe (CMB) do ucraniano Vitali Klitschko frente ao próprio Chisora feita domingo em Munique na Alemanha. Haye estava como comentarista de um canal de TV.

"O Conselho de (Boxe da Inglaterra) tem poder para multar, suspender ou tirar a licença de lutadores", disse o secretário-geral da entidade, Robert Smith, à BBC. "Tenho que falar com o presidente da Federação de Boxe e com as autoridades para conhecer bem a situação e tomar a decisão correta, pondera.

Conforme o secretário, a decisão de suspensão permanente da licença de Chisora deverá sair nos próximos dias, Haye terá impedido seu retorno aos ringues caso deseje já que é aposentado.

Apesar de ter conduta elogiada no ringue pelo empresário de Klitschko, Bernd Boente, Chisora na pesagem de sexta-feira deu um tapa na cara do campeão e minutos antes do combate cuspiu água na face de Wladimir Klitschko, irmão caçula de Vitali, e campeão mundial pela Associação Mundial de Boxe (AMB), Organização Mundial de Boxe (OMB) e Federação Internacional de Boxe (FIB).

Na confusão com Haye, Chisora o ameçou de dar-lhe um "tiro". Após ser detido pela polícia alemã para dar prestar esclarecimentos junto ao seu técnico e posteriormente foram liberados. e foi liberado. Haye não foi prestar esclarecimentos e afirma ter saído do país por sentir sua vida ameaça, mas afirma estar à disposição das autoridades alemãs.

Conforme as autoridades alemãs ao site da BBC, Haye e Chisora podem ter mandado de prisão declarado. Pela agressão, caso comprovada, Haye pode pegar de 6 a 10 anos de pena, enquanto Chisora que admitiu ter um comportamento "inaceitável" poderá enfrentar 5 anos pelas agressões e uma multa ou um ano de cárcere pelas ameaças.