sábado, 25 de fevereiro de 2012

Papel de ex-boxeador decadente dá indicação ao Oscar de ator coadjuvante para Nick Nolte

 Nick Nolte como Paddy Colon / (Foto: Divulgação)

O veterano ator americano Nick Nolte, 61, recebeu indicação ao Oscar de melhor ator coadjuvante na edição da premiação deste ano que se realizará amanhã. O feito se deve por sua atuação como o decadente e alcoólatra Paddy Colon que vê seus filhos se enfrentarem no octógono do MMA no filme Guerreiro (Warrior, 2011).

Nolte teve uma carreira e vida pessoal de altos e baixos, tanto que quando foi preso por dirigir sob efeito de alcoól enfrentava um momento frágil nas telas em 2002, porém participou do sucesso comercial Hulk (2003) como pai e inimigo do anti-herói e Hotel Ruanda (2004) obra respeitada pela crítica que retratou o massacre entre membros das tribos tutsis e hutus no país africano.

Os destaques de sua carreira são os filmes da série 48 Horas (48 Hrs 1982 - Another 48 Hrs. 1990), Um Vagabundo na Alta Roda (Down and Out in Beverly Hills - 1986), Cabo do Medo (Cape Fear - 1991), Óleo de Lorenzo (1992) e já recebeu duas indicações ao Oscar de melhor ator por O Príncipe das Marés (The Prince of Tides - 1991) e Temporada de Caça (1997).

Guerreiro já está disponível no Brasil em DVD, não passou pelos cinemas apesar de tratar de um esporte popular no país. Tem os atores Tom Hardy e Joel Edgerton e o lutador brasileiro da modalidade Roan Carneiro fazendo uma participação.