domingo, 5 de fevereiro de 2012

Nonito Donaire bate Wilfredo Vazquez Jr. por decisão da maioria e fatura o cinturão OMB supergalo

Nonito Donaire / (Foto: Chris Cozzone)

Nonito Donaire, 29, o "Filipino Flash", nascido nas Filipinas e radicado nos E.U.A faturou o até então vago cinturão dos supergalos da OMB (Organização Mundial de Boxe) há pouco ao bater por decisão da maioria o porto-riquenho Wilfredo Vazquez Jr., 27, que subiu no ringue acompanhado de seu pai, lendário campeão mundial, em combate em San Antonio, Texas, nos E.U.A em preliminar da defesa do cinturão dos médios de Julio Cesar Chavez contra Marco Antonio Rubio.

Donaire (28-1-0, 18 KO's) no terceiro round colocou o rival nas cordas, mas este defendeu a maioria dos socos. Entretanto o domínio do filipino é amplo tanto que chegou a dançar como um Justin Bieber asiático. Vazquez Jr. (21-2-1, 18 KO's) no final do quarto assalto se mostrou vivo na peleja.

Donaire venceu com lesão na mão esquerda

5º assalto traz um Donaire mais atento ao combate e jabs de Vazquez Jr. que coloca uma sequência de 1-2 finalizada com um direto na face do filipino e começou a virar a luta, mas quando sério Donaire é superior, entretanto voltou a brincar no final do 8º giro.

O "Filipino Flash" apesar das brincadeiras chegou querendo resolver e enviou Vazquez no 9º assalto com um upper e gancho ambos de esquerda. No final foi só administrar. O boxe de Donaire é muito plástico e as provocações apesar de não agradarem parte do público faz parte do jogo que é o boxe. Vazquez Jr., não é habilidoso como o pai, mas é raçudo e tem alto valor. Foi uma luta de grande nível. Dois juízes viram Donaire vencedor por 117-110 , mas outro apontou Vazquez Jr. por 115-112.

É o terceiro cinturão mundial de Donaire que já foi campeão na categoria mosca e galo, foi também campeão interino supermosca. Após o combate exibiu a mão esquerda ensanguentada sob a bandagem e alega tê-la machucado entre o segundo e quarto assaltos contra um adversário "mais duro do que esperava", conforme declarou ao repórter Dan Rafael da ESPN americana.

Errata: anteriormente foi publicado "decisão dividida", mas o correto é "decisão da maioria" - via Marcus Vinícius de Oliveira, o "Ratinho".