quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Ring Magazine elege Eder Jofre o melhor pugilista dos anos 1960

Éder Jofre é carregado após nocautear Eloy Sanchéz e se tornar campeão mundial / (Foto: Folhapress)

O jornalista Alessandro Lucchetti do Jornal da Tarde do Grupo Estado aponta que a bíblia do boxe, a revista Ring que completa 90 anos elegeu recentemente o pugilista brasileiro bicampeão mundial Eder Jofre como o melhor boxeador da década de 1960 à frente inclusive de Muhammad Ali.

A publicação americana elaborou uma lista dos dez melhores em cada uma das 9 décadas que cobriu a nobre arte. O Galo de Ouro recebe em terras estrangeiras um destaque que não obtém aqui. Lucchetti aponta que a sua biografia O Galo de Ouro de Henrique Matteucci só é encontrada em sebos e o filme 10 Segundos de Thomas Stavros que contará a história de Eder e seu pai e técnico Kid Jofre ainda está no processo de captação de recursos.

O mesmo lembra que o filme tem grandes expectativas e recorda a existência do documentário Quebrando a Cara (1977) do renomado diretor Ugo Giorgetti. Luchetti também lembra do desafio de Raphael Zumbano, 30, ao pugilista Evander Holyfield em uma tentativa de manter o legado da dinastia Jofre-Zumbano acesso. O texto traz para a grande mídia o apelido do último do clã "Zumbano Love". É bom saber que alguns jornalistas se lembram de Éder e do clã Jofre-Zumbano não apenas em datas comemorativas.